sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

HISTÓRIA - REVISÃO PARA A SEGUNDA FASE



1. (Covest) A ocupação portuguesa do litoral Norte e Nordeste do Brasil, em fins do século XVI e inicio do século XVII, deu-se em virtude dos ataques ingleses, franceses e holandeses a esse território. Sobre estas invasões e ocu­pações, identifique as proposições verdadei­ras e falsas.
0 0.    os franceses invadiram Sergipe d’EL Rei, a Paraíba, o rio Grande do Norte, o Ceará, o Maranhão e o Grão-Pará;
1 1.    os holandeses ocuparam, por longo tempo, os territórios da Bahia, Pernambuco, Paraí­ba e Rio Grande do Norte.
2 2.    os franceses, holandeses e ingleses conquis­taram todo o Norte e Nordeste, restando aos portugueses, no século XVI, o domínio do território abaixo da Bahia.
3 3.    de todas as invasões do século XVII, a ho­landesa foi a mais duradoura, no sentido da permanência da ocupação. Em Pernambu­co, o domínio holandês se estendeu de 1630 a 1654.
4 4.    a conquista do Grão-Pará, pelos portugue­ses, em 1616, beneficiou o monopólio do comércio dessa região para Portugal e obri­gou os franceses a se instalarem nas Guianas.

2. (Covest) Constituindo-se a Capitania das Minas Ge­rais o centro das atenções metropolitanas durante grande parte do século XVIII, ali se desenvolveu uma sociedade que se carac­terizou:
0 0.     pela equilibrada distribuição da riqueza en­tre as camadas sociais.
1 1.     por uma numerosíssima população escrava, motivo de preocupação para as autoridades coloniais.
2 2.     pela instabilidade econômica, graças a qual grandes fortunas eram conseguidas e perdidas rapidamente.
3 3.     pela inexistência de conflitos com os negros que tiveram amplas possibilidades de com­prar sua liberdade.
4 4.     pelo efetivo controle fiscal da Coroa, impe­dindo o contrabando e isolando Minas das demais capitanias.

3. (Covest) Esta questão diz respeito à revolução de 1817.
0 0.    no início do século XIX, a Revolução de 1817, em Pernambuco, esteve articulada ideologi­camente com lutas burguesas nos Estados Unidos e na Europa.
1 1.    a conspiração dos Suassunas está para a Revolução de 1817, assim como o 18 Bru­mário está para a Revolução Francesa.
2 2.    a Revolução Pernambucana de 1817 foi vi­toriosa em vários estados: na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e no Maranhão.
3 3.    em Portugal, na cidade do Porto, a influência da Revolução de 1817 foi decisiva para a eclosão da Revolução Constitucional.
4 4.    o período que antecedeu 1817 caracterizou-se por uma fase de recessão que atingiu os preços do açúcar e do algodão no mercado internacional.

4. (Covest) Identifique as proposições verdadeiras e as falsas, no que se refere à abolição da escra­vatura.
0 0.    O desenvolvimento industrial, na lnglaterra, exigia a ampliação de mercados e encon­trava na escravidão um grande obstáculo.
1 1.    O irrompimenlo da Guerra do Paraguai (1865-1870) possibilitou ao Imperador Pedro II protelar o debate sobre a escravidão, ao substituir o Gabinete Liberal de Zacarias por uma Gabinete escravocrata.
2 2.    As Leis do Ventre-livre (1871) e dos Sexa­genários (1885) são consideradas, por um lado, concessões dos escravocratas aos fa­tores que enfraqueceram a luta abolicionista e adiariam a abolição por mais de dez anos.
3 3.    Em Pernambuco, o Movimento Abolicionista teve no monarquista Joaquim Nabuco sua grande liderança.
4 4.    A imigração italiana reforçou o sistema es­cravocrata depois que o tráfico de africanos para o Brasil foi proibido em 1850.

5. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil, seguida da abertura dos portos, signi­ficou:
0 0.    o fim do antigo sistema colonial e a indepen­dência do Brasil;
1 1.    a ruptura do pacto-colonial, com a instaura­ção do regime de livre-comércio no Brasil;
2 2.    a possibilidade de um maior desenvolvimen­to do Brasil, beneficiando, igualmente. Por­tugal;
33.     o inicio de um pendo de mudanças que le­variam à emancipação política do Brasil;
4 4.    a liberdade comercial para a classe dominan­te colonial.

6. Durante o período dos governos militares (1964-1980) a inflação sofreu uma escalada vertiginosa. A partir do governo Sarney até o atual de FHC muitos planos econômicos foram propostos visando conter a inflação a retomar o desenvolvimento.
  Sobre os planos e suas características, JULGUE:
0  0 -  Plano Bresser: retomada da negociação com FMI e suspensão da moratória; congelamento dos preços por apenas dois meses;
1  1 -  Plano Cruzado II: liberação do congelamento de vários produtos e disparo do gatilho salarial, compensador da inflação;
2  2 - Plano Verão: corte de três (3) zeros do cruzado velho produziu o cruzado novo. Houve também congelamento de preços;
3  3 - Plano Collor: bloqueio das cadernetas de poupança e de contas correntes no valor de aproximadamente 85 bilhões de dólares;
4  4 - Plano Real: controle de preços, desindexação da economia e reestruturação do câmbio;

7. (Covest) As contradições da sociedade brasileira de­ram margem a várias contestações, ocorri­das entre 1914 a 1930. Representam ocor­rências daquele período.
0 0.      Fundação do Partido Comunista Brasileiro que passou a se preocupar com a centrali­zação do movimento operário.
1 1.      Frequentes movimentos grevistas, que tive­ram a participação dos anarco-sindicalistas.
2 2.      Revolta dos “18 do Forte” de Copacabana, 1º movimento tenentista.
3 3.      Atuação da “Coluna Prestes” que percorreu grandes extensões do território brasileiro.
4 4.      Revoltas tenentistas no Rio Grande do Sul e São Paulo, justificando a vigência do es­tado de sítio” no Governo de Artur.

8.(Covest) Mesmo após a Proclamação da República, o Brasil continuou a ter um rei - O “rei - café”, cujo poder se extendia de forma incontestá­vel sobre a sociedade brasileira. Indique as alternativas corretas e incorretas sobre o controle exercido por esse “rei “:
0 0.     foi fonte de divisas necessárias às importa­ções do pais;
1 1.     houve uma tendência de excessivo cresci­mento em plantio, por ter ele um mercado assegurado no exterior.
2 2.     coibiu o trabalho assalariado no campo, atra­sando o desenvolvimento de um mercado interno;
3 3.     a agricultura cafeeira absorveu tantos inves­timentos, que retardou o desenvolvimento de outras atividades, como a produção manu­fatureira e industrial.
4 4.     a expansão da agricultura cafeeira rompeu com a grande propriedade e com a intensa exploração da mão-de-obra nela emprega­da.

9.(Covest) O Brasil passou da Monarquia à República, conheceu Revolução de 1930 e a intensifi­cação do processo de industrialização dos anos 40, chegando ao presente sem que o poder das elites conservadoras tenha sofri­do solução de continuidade. Identifique como verdadeiros ou falsos os momentos em que estas elites se sentiram ameaçadas, em nos­sa História.
0 0.    Com a Carta Outorgada de 1824, que legali­zou a Independência e estabeleceu quatro poderes, entre eles o moderador.
1 1.    Em algumas fases do período regencial, quando a unidade nacional esteve ameaça­da e foram frequentes as revoltas que assu­miram, muitas vezes, caráter popular.
2 2.    Com a atuação da Aliança Nacional Liberta­dora, que - fundada em janeiro de 1935- logo reuniu milhares de adeptos, iniciando rebe­lião para derrubar Vargas.
3 3.    Com a redemocratização e aprovação da Constituição de 1946 que tinha característi­cas predominantemente liberais.
4 4.    Na campanha das “Diretas Já”, quando a grande mobilização popular ameaçava o pro­cesso de transição “lento, gradual e seguro”.

10..(Covest) Os Sertões, obra de Euclides da Cunha, re­vela não apenas o sertanejo nas descreve. deforma magistral, a Campanha contra Canudos. Sobre este podemos afirmar que:
0 0.    Antônio Vicente Mendes Maciel, cearense, conhecido por “Antônio Conselheiro - seu líder maior - prometia a ressurreição do Rei D. Sebastião a uma comunidade pobre e analfabeta, no interior da Bahia, ás margens do vaza-Barris.
1 1.    Resistiu - até esgotar-se - a quatro expedi­ções militares, sendo que a última ora com­posta de Obrigadas com um total de quase 20.000 homens.
2 2.     Foi produto de isolamento do população desesperada, sem terra e sem perspectiva de futuro:
3 3.    Ameaçava as cidades vizinhas e a ordem estabelecida pelo modo diferente como os camponeses viviam e como produziam os seus alimentos, aterrorizando-os com os seus fanáticos e suas rezas.
4 4.    As soluções para problemas sociais - terça. saúde e escola - teriam sido alternativas melhores que extermínio pela ação das ar­mas-

11. A respeito dos traços gerais do regime militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, julgue os itens seguintes.
0  0 -  Os militares que comandaram o regime dividiram-se em diversas correntes, como os castelistas, a linha-dura e os nacionalistas.
1  1 -  Um condomínio de poder que envolvia não apenas militares, mas também civis, permitiu formar um grupo decisório composto por uma burocracia técnica de Estado e dirigentes de empresas estatais.
2  2 - Apesar de seu caráter autoritário, o regime conviveu com o pluripartidarismo e a liberdade de imprensa.
3  3 - O regime de 1964 manteve, e até ampliou, o princípio da firme presença do Estado na atividade econômica e na regulação da economia

4   4 - . Houve um apreciável crescimento interno da riqueza mas a concentração de renda atingiu enorme proporções.