quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REVISÃO PARA O SSA-UPE



1. O conhecimento sobre as formas de sobrevivência humana, na pré-história brasileira, é um grande quebra-cabeça que vem sendo estudado por pré-historiadores e arqueólogos. Sobre a pré-história brasileira, assinale a alternativa correta.
a) Os habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em urnas funerárias e os enterravam sob suas cabanas.
b) Denomina-se de arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cerâmica e em artefatos de madeira, produzidos na pré-história brasileira.
c) O estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram.
d) As recentes pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a tese defendida na década de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria existido por volta de doze mil anos atrás.
e)  Através das escavações realizadas nos Estados de Goiás e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regiões, habitavam povos descendentes de incas e bolivianos.


2. Assinale a alternativa correta referente ao Antigo Sistema Colonial no Brasil.
a)  a economia colonial definia-se por uma produção em grande escala de bens manufaturados de grande valor comercial.
b)  o problema da alimentação nunca se resolveu de forma conveniente, fazendo com que a população colonial, à exceção da classe proprietária, vivesse um estado crônico de subnutrição.
c)  a economia canavieira experimentou, durante o domínio espanhol (1580-1640), significativa expansão.
d)  os lucros coloniais eram gerados em menor proporção na esfera da circulação dos bens coloniais.
e)  a cana de açúcar foi escolhida por ser produtora do único bem comercializado pelos portugueses nos mercados europeus.


3. O açúcar e o ouro foram duas riquezas básicas do Brasil-Colônia sustentadas pela mão-de-obra escrava, o que contribuiu para a existência de uma sociedade hierarquizada e patriarcal.
Considerando o enunciado desta questão, é correto afirmar que:

a)     a escravidão conseguiu livrar Portugal de prejuízos, pois era impossível usar qualquer tipo de mão-de-obra livre, devido à incapacidade técnica dos índios e a escassez de colonos portugueses;
b)    os escravos do açúcar tinham melhores condições de vida, pois contavam com a simpatia dos seus senhores;
c)     a sociedade escravista colonial deixou uma memória que ainda marca a história recente com seus preconceitos e violência;
d)    a análise de Gilberto Freire mostra que a escravidão não deve ser criticada, valorizando alguns dos seus aspectos e discordando de outros historiadores que a criticam e a condenam.
e)     Além de favorecer a produção do açúcar e do ouro, a mão-de-obra escrava foi fundamental para a pecuária e para a organização das entradas e bandeiras.


4. Leia o texto a seguir, escrito no século XVIII, sobre a cidade mineira de Mariana:
“E apesar de tudo o que se expõe, e que tanto conspira para se julgarem estas minas as mais pobres e desgraçadas das que vivem em sociedade; não é tão fácil afirmar delas este conceito, não se olhando mais que para o seu desmarcado comércio de importação, e vendo ao longe por entre a escassa luz de narrações adulteradas o seu luxo descomedido. Mas se atentar qualquer para o modo por que vivem e comerciam os vassalos de Sua Majestade neste país, verá que o ordinário deles pensa mal, e olha tão somente para uma falsa reputação, e trabalha por um falso brilhante no que pertence aos seus que de longe quer se lhe atribuam: pretendendo, à imitação dos cômicos e figuras teatrais, fingir com palhetas douradas ouro maciço e com vidros lapidados preciosa pedraria.”
(Representação da Câmara de Mariana, 1789. Apud SOUZA, Laura de Mello. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 19.)
Com base na leitura do documento acima e nos conhecimentos sobre a mineração e o barroco, é correto afirmar:

A) O barroco mineiro disseminou a concepção de simplicidade e pobreza para todos, espetáculo encenado no teatro e nas festas religiosas.

B) O documento, ao propor a analogia com os espetáculos teatrais, reafirma a existência de uma riqueza e opulência aparentes na sociedade das Minas Gerais.
C) Os intelectuais e letrados mineiros valorizavam em seus escritos saberes relativos à religiosidade, devoção, liturgia e teologia, não se deixando contaminar pela Ilustração, isto é, pelas ciências e saberes profanos.
D) Apesar da importação dos meios de subsistência e dos gastos de compra e manutenção da escravaria, a mineração produziu uma democrática distribuição de riqueza nas Minas Gerais, onde o luxo e a ostentação eram um padrão de conduta acessível a todos.
E) As fraudes na comercialização dos metais, a exemplo do contrabando e do extravio do ouro, são apontados, na Carta, como os responsáveis pela pobreza que dominava os arraiais auríferos.


5. A presença holandesa no Brasil colonial é tema que se destaca nos estudos historiográficos. Sobre o governo de Nassau (1637-44) e sua época, sempre surgem comentários e debates; porém, podemos afirmar que:
a) a recuperação da autonomia política de Portugal, nesse período, deu mais condições para este país desenvolver relações com os holandeses no Brasil.
b) Nassau não teve qualquer conflito com os nativos; apenas se desentendeu com o comando europeu da Companhia das Índias.
c) a atuação de Nassau em nada modificou as relações dos holandeses com os senhores de engenho, fracassando, porém, na expansão militar e na exportação de açúcar.
d) sua administração se restringiu a fazer benefícios à parte central do Recife, onde habitava com a sua família e onde construiu as obras mais importantes.
e) não houve na sua administração nenhuma preocupação com as conquistas militares; seus interesses se voltavam sobretudo para a arte renascentista.


6. A definição das fronteiras dos territórios da América, ocupados por portugueses e espanhóis, foi alvo de disputas. Neste sentido, é correto afirmar o que segue.
0   0
O tratado de Madri, assinado entre Portugal e Espanha, em 1750, garantiu aos portugueses o atual território do Rio Grande do Sul.
1   1
O tratado de Madri (1750) possibilitou mudanças na posse do território brasileiro; entretanto, não anulou o tratado de Tordesilhas.
2   2
Deve-se ao tratado de Madri o estabelecimento das fronteiras entre terras espanholas e portuguesas na Amazônia, em Mato Grosso e na região sul do Brasil.
3   3
O tratado de Sto. Ildefonso (1777), anulando o tratado de Madri, diminuiu os conflitos no sul do Brasil: Portugal ficou com a ilha de Santa Catarina e quase todo o território do Rio Grande, e a Espanha, com a colônia do Sacramento e os Sete Povos das Missões.
4   4
Em 1801, Portugal, que continuava com a posse dos Sete Povos das Missões, assinou com a Espanha o tratado de Badajós. Por este acordo, a Espanha renunciava às suas pretensões a este território.
A resposta correta é:
A)    F,V,F,V,V
B)    V,F,F,V,F
C)    V,V,V,F,F
D)    V,F,V,V,V
E)    F,F,V,V,F

7. Leia atentamente as afirmativas abaixo.
1.     A Inconfidência Mineira teve um ideário político republicano e francamente abolicionista.
2.     A revolta dos Alfaiates ameaçou a ordem social da Colônia, conseguindo resultados políticos inesperados.
3.     A população colonial no Brasil pouco se empenhou para livrar-se do monopólio português, só acontecendo revoltas nas primeiras décadas do século XIX.
4.     A chamada Revolução de 1817 em Pernambuco assemelhou-se em sua liderança política com a Revolta dos Alfaiates.

Após a leitura, conclui-se que:
a)     só a 4 está correta;
b)    todas estão corretas;
c)     todas estão incorretas;
d)    só a 1 está incorreta;
e)     só a 3 está correta.


8. Sobre o processo brasileiro de aculturação ocorrido no período colonial é falso afirmar que:
a)     Mitos e lendas indígenas provocaram mudanças na cultura religiosa portuguesa do século XVI, em Portugal.
b)    A pesca, a caça e os frutos do Brasil serviram como base alimentar na culinária colonial luso-brasileira.
c)     O uso do algodão entre os nativos brasileiros para a fabricação de redes foi reutilizado pelos colonos portugueses para a confecção de tecidos rústicos.
d)    O cultivo entre algumas tribos brasileiras de frutas, milho e tubérculos foi rápidamente incorporado à agricultura de subsistência entre colonos portugueses.
e)     A cultura do fumo utilizada por nativos brasileiros tornou-se um dos hábitos culturais mais apreciados pelos europeus.


9. O tráfico negreiro paralisou o crescimento da população na África. No século XVII, a população africana eqüivalia à da Europa e representava um quinto da população do globo. No século XX, representava menos da décima terceira parte da população mundial, segundo Maurice Habwachs. Através do tráfico, o Brasil recebeu grandes contigentes de escravos africanos que se distribuíram, no território, da seguinte forma:
a) na produção do café, em São Paulo, desde o século XVII; a partir do século XVIII, na Bahia e em Pernambuco;
b)  os maiores contingentes de escravos africanos vieram para as áreas produtoras de açúcar, posteriormente para a região das minas e, só mais tarde, para São Paulo, na produção do café;
c)  para Minas, logo no início do século XVI; em seguida para o Espírito Santo. Pará e Alagoas, com a produção de açúcar e por último, para Pernambuco e Bahia;
d)  na região algodoeira, onde o modo escravista de produção foi dominante e, em seguida, para a região da borracha;
e)  no Rio de Janeiro, com a vinda da família real e no Rio Grande do sul, como mão de obra de uma agricultura do tipo familiar.


10.  A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as proposições abaixo.
1)     As idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.
2)     No período imperial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa.
3)     Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados “republicanos do 13 de maio”.
4)     Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando se proclamou a República no Brasil
5)     Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.

Estão corretas:
a) 1, 2 e 3;         
b) 2, 3 e 4;         
c) 1, 2 e 4;         
d) 2, 4 e 5;         
e) 3, 4 e 5.

11. A discussão do industrialismo no Brasil baseou-se em argumentos nacionalistas que reconheciam – na industrialização do país – um sinal de prosperidade e estabilidade econômica. Contra estes argumentos surge a ação imperialista que poderá ser detectada nos seguintes fatos:
0 0.    Boicote à produção da matéria-prima algodão, essencial para o início da indústria têxtil no Brasil;
1 1.    Disponibilidade de mão-de-obra, e seu baixo custo;
2 2.    O declínio do valor cambial, reforçando o setor industrial no Império e na república;
3 3.    Desmantelamento da fábrica de linhas ÂNCORA, de propriedade de Delmiro Gouveia, próxima à cidade de Paulo Afonso – adquirida por uma Companhia Inglesa;
4 4.    Surto de produção algodoeira, após 1930, articulado com a imigração japonesa, que recebia do governo japonês amparo técnico, crédito e facilidades comerciais.
A resposta correta é:
A)    V,V,F,F,F
B)    F,V,F,F,V
C)    F,F,F,V,V
D)    V,V,F,V,F
E)    F,V,F,V,F

12. Sobre o primeiro e o segundo governo do presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
0 0.    Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões.
1 1.    Aparentemente o Estado Novo foi anti-oligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas  indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola.
2 2.    A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário.
3 3.    Vargas defendia uma política anti-imperialista  e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo.
4 4.    A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna  Prestes.

A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V                    
B) F,V,V,F,V                    
C) V,V,F,V,F
D) F,F,V,V,F                   
E) V,F,V,V,F


13. Após o Estado Novo, veio o processo de redemocratização do país, que durou a instauração da ditadura militar de 1964. Nesse curto período, tivemos alguns fatos importantes.
Sobre esses, o que podemos afirmar?
0   0
A Constituição de 1946, no capítulo referente à cidadania, conferiu aos brasileiros alfabetizados, maiores de dezoito anos, de ambos os sexos, o direito e a obrigação de votar, o que não acontecia no passado, pois na Carta de 1934, o voto das mulheres era restringido, só cumprindo esta obrigação as que exerciam funções públicas.
1   1
No Governo de Getúlio Vargas, a partir da liberalização do movimento sindical e dos problemas alcançados pela alta do custo de vida, ocorreram muitas greves, principalmente no ano de 1953, destacando-se a greve geral de março em São Paulo e a greve dos marítimos no Rio de Janeiro, Santos e Belém.
2   2
A Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek com o objetivo de promover o planejamento da expansão industrial da região, estando subordinada diretamente à Presidência da República.
3   3
Imediatamente após a renúncia de Jânio Quadros, assumiu a Presidência da República o vice-presidente João Goulart, que voltou ao Brasil, às pressas, da China, quando soube da inesperada notícia.
4   4
O período de “redemocratização” do país terminou com a instituição do Ato Institucional 1º - (AI 1) – baixado a 31 de março de 1964, instaurando a ditadura militar ano Brasil.
A resposta correta é:
A) V,V,V,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,V,V,F,F


14. O processo de distensão do regime militar foi resultante, entre outros fatores, das pressões da sociedade. A Anistia política foi sancionada, mas setores descontentes com liberalização do regime realizaram diversas ações terroristas durante o governo Figueiredo. Sobre esse processo de distensão do regime militar, pode-se dizer que:
0  0
A volta do regime democrático foi uma conquista exclusiva do movimento operário e da Igreja Católica, que, através da Teologia da Libertação, ajudou a fundar o Movimento dos Sem-terra.
1  1
Entre os atos terroristas praticados por grupos contrários à distensão política, o que maior abalo produziu foi o episódio do Riocentro, que resultou na morte de um dos terroristas.
2  2
A pressão da sociedade civil e da classe política, insatisfeitas com o agravamento da crise social, contribuiu para o fim do regime militar. Os atos terroristas geraram mais protestos e reivindicações pela volta à normalidade democrática.
3  3
Os atos terroristas de setores do governo e de grupos para-militares de direita, entre o final da década de 70 e o início da década de 80, foram uma demonstração de que a sociedade estava insatisfeita com a volta dos civis ao poder.
4  4
Os grandes arquitetos da abertura política foram o general João Figueiredo e o ministro-chefe do Gabinete Civil da presidência, Golbery do Couto e Silva. Um grande aliado dos militares nessa passagem à democracia foi a Igreja Católica.
A resposta correta é:
A) V,F,F,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,V,V,V
D) F,V,V,F,F
E) V,F,V,F,F

15. A análise do Brasil atual requer uma revisão dos problemas brasileiros dentro do contexto maior do liberalismo globalizante, em um momento histórico do Brasil em que urge medidas radicais na economia e nas questões sociopolíticas.
0   0
A crescente sensação de impotência no combate à inflação e o sucesso de Fernando Henrique Cardoso com o Plano Real, no ministério da Fazenda, lhe garante a estrondosa votação em 1995.
1   1
O sucesso eleitoral de F.H.C. decorreu, em grande parte, da decomposição dos grandes grupos políticos no poder há muito tempo
2   2
No cômputo das medidas do governo F.H.C., mesmo as de cunho social, acabou predominando o avanço da integração internacional, o que o colocou  no rótulo de comprometido como “consenso de Washington”.
3   3
A dinâmica globalizante da economia, com progressiva instalação das maiores transnacionais do planeta, diminuiu a concentração de riquezas.
4   4
O processo de globalização permitiu ao capital estrangeiro comprar mais de 50% das companhias brasileiras, sob protestos violentos de grande parte dos trabalhadores e da população em geral.

A resposta correta é:
A) V,V,F,V,V
B) V,V,V,V,V
C) F,V,F,V,V
D) F,F,F,V,F
E) V,F,V,F,V


Nenhum comentário: