domingo, 2 de setembro de 2012

QUESTÕES DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA


1. Sobre o legado do pensamento científico de Max Weber, Carlos B. Martins afirma que:

“A obra de Weber representou uma inegável contribuição à pesquisa sociológica, abrangendo os mais variados temas, como o direito, a economia, a história, a religião, a política, a arte, de modo destacado, a música. Seus trabalhos sobre a burocracia tornaram-no um dos grandes analistas deste fenômeno.”
MARTINS, Carlos A. O Que é Sociologia? São Paulo: Editora Brasiliense, 1991, 28 ed., p. 66.
A respeito das contribuições de Weber acerca dos conceitos de poder e dominação, assinale a alternativa correta.
A) Ao passo que poder é toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, considerada legítima.
B) Há, para Weber, não mais que dois tipos puros de dominação, quais sejam, a carismática (típica das sociedades tradicionais) e a legal-racional (típica das sociedades modernas).
C) A transição de uma ordem política patrimonial-tradicional para uma ordem burocrática-legal é acompanhada por uma consolidação do tipo de dominação carismática.
D) A dominação legal-racional dá-se por meio da obediência do quadro administrativo à pessoa do senhor, em detrimento de estatutos impessoalmente estabelecidos.
E) Nenhuma alternativa é satisfatória.

2. "Neste nosso ensaio de natureza ecológica tentaremos, pois, analisar os hábitos alimentares dos diferentes grupos humanos, ligados a determinadas áreas geográficas, procurando, de um lado, descobrir as causas naturais e as causas sociais que condicionaram o seu tipo de alimentação, com suas falhas e defeitos característicos, e, de outro lado, procurando verificar até onde esses defeitos influenciam a estrutura econômico-social dos diferentes grupos estudados. Assim fazendo, acreditamos poder trazer alguma luz explicativa a inúmeros fenômenos de natureza social até hoje mal compreendidos por não terem sido levados na devida conta os seus fundamentos biológicos.”
Aos 38 anos de idade, Josué de Castro publica a sua obra de maior repercussão, Geografia da Fome, sendo traduzida em mais de 25 línguas. O mapeamento do Brasil a partir de suas características alimentares deixou clara a trágica situação da fome no país, que não poderia mais ser atribuída a fenômenos naturais, mas a sistemas econômicos e sociais que poderiam ser transformados para o benefício da população. O Brasil ocupa a 65ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), para muitos esse é um aspecto de violência conforme dados recentemente divulgados. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia e são debatidos pelo pernambucano Josué de Castro.

Para responder considere os itens:
I - Expectativa de vida.
II - Renda per Capita.
III - Taxa de Exportação.
IV - Taxa de Importação.
V - Educação.

As três variáveis básicas que compõem o IDH são:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.

3. “Deve-se entender por ‘dominação’, (...) a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo determinado para mandatos específicos (ou para toda sorte de mandatos). Não consiste, portanto, em toda espécie de probabilidade de exercer ‘poder’ ou ‘influência’ sobre outros homens. (...) Nem toda dominação se serve do meio econômico. E ainda menos tem toda dominação fins econômicos.” WEBER, Max. In: Castro, Anna Maria; Dias, Edmundo Fernandes. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1976.

Com base no texto acima, analise as afirmativas:
I) O poder decorrente de qualquer tipo ideal de dominação tem sempre um conteúdo que lhe atribui legitimidade, seja esta jurídica, costumeira ou afetiva.
II) O poder decorre da posse básica e exclusiva de meios econômicos, sem a qual não há poder nas sociedades capitalistas.
III) O poder emerge de mandatos extra-econômicos, que são obtidos com ou sem legitimidade, apenas por agentes do Estado nas sociedades capitalistas.
IV) Para ser exercido, o poder depende de coerções objetivas, físicas e materiais, embora dispense coerções morais para operar com legitimidade.

Assinalar a alternativa correta.
A) I e II estão corretas.
B) I e III estão corretas.
C) I e IV estão corretas.
D) Apenas a I está correta.
E) Apenas a II está correta.

4. No dia 30 de junho de 2002 – mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tetra - morria em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o famoso médium Chico Xavier. Seu velório atraiu nada menos que 100 mil pessoas, movidas, a maioria delas, por suas crenças na reencarnação e na comunicação com os espíritos; por suas esperanças em curas extraordinárias; por seus valores éticos, como a caridade, e, naturalmente, por seus laços afetivos com o grande líder religioso. Músicas e roupas alegres, coloridas, deram ao velório um clima de festa, aparentemente incompatível com um acontecimento fúnebre. O motivo era simples: para o espiritismo kardecista não existe luto, sendo a morte vista apenas como mais uma etapa cumprida num longo processo de aperfeiçoamento do espírito. Por isso, a morte de Chico Xavier não deveria ser lamentada, apesar de sentida. Texto adaptado da Revista IstoÉ, de 10 de julho de 2002.
Analisando os acontecimentos descritos, de acordo com a teoria de Max Weber e, considerando tais acontecimentos dotados de sentido, pode-se afirmar que esse sentido:
A) está mais próximo das ações irracionais, predominando reações surdas a estímulos habituais, independentemente de fins conscientes.
B) está mais próximo das ações racionais, predominando uma orientação consciente dos agentes, independentemente dos seus resultados.
C) vincula-se a ações totalmente irracionais, implicando reações desenfreadas a estímulos não-cotidianos, independentemente de fins conscientes.
D) vincula-se a ações racionais, implicando, sempre e unicamente, uma orientação consciente dos agentes quanto aos meios e fins.
E) Nenhuma das alternativas

5. “Todos nós sabemos da existência de um certo tipo de ‘organização social’ entre animais não humanos, não apenas entre mamíferos superiores, tais como os macacos, por exemplo, mas também insetos: formigas, cupins e abelhas, notadamente. (...) Quando comparamos as ‘sociedades’ animais não humanas, particularmente a sociedade daqueles insetos, o fazemos porque constatamos que o comportamento de tais animais apresenta certas padronizações parecidas com algumas padronizações verificadas entre os seres humanos” (VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia.São Paulo: Atlas, 1985, p. 29).

Considerando o que diz o texto acima, assinale o que for correto.

A) Segundo o autor, não há diferença essencial alguma entre o estudo das sociedades humanas feito pela sociologia e o das sociedades de insetos feito pela entomologia.
B) De acordo com o texto, homens e animais são padronizados devido ao peso da herança genética em todos os tipos de sociedades.
C) Podemos concluir do texto que são os fatores do meio ambiente que levam à padronização dos comportamentos dos animais e dos seres humanos.
D) Segundo o autor, se não fosse a descoberta das leis de padronização das sociedades de animais, os sociólogos não teriam se interessado pelas leis de padronização existentes nas sociedades humanas.
E) Podemos deduzir do texto que tanto os pesquisadores dos animais quanto os sociólogos se preocupam com as ações regulares produzidas pela vida em sociedade.

6. Leia o trecho da música “João Ninguém Sem Terra” de Zé Mulato e Cassiano.
Sou João ninguém brasileiro
casado, pai de três filhos
quero um pedaço de terra, meu senhor
pra plantar feijão e milho...

Sem egoísmo eu não peço só pra mim
sou a boca da pobreza, falo por quem não
tem sorte
o senhor sabe a nossa vida é precária
falo da classe operária do Brasil de sul a norte

Eu por exemplo espero a reforma agrária
devolver aquela área que eu perdi para
o mais forte
sei que o pedido do sem-terra não influi
mais veja se nos inclui no seu próximo pacote...
De acordo com seus conhecimentos sobre a questão da violência no campo e com a ajuda do texto, julgue os itens a seguir.
1. A primeira forma de distribuição de lotes na colônia brasileira foi o sistema de Capitanias Hereditárias que privilegiava a nobreza portuguesa - os donatários. Ai reside a origem dos conflitos no campo quando o latifúndio passou a ser a base da produção agrária em nosso país, sem que houvesse apoio decisivo aos demais tipos de propriedade por parte do poder público.
2. Graças a organização dos movimentos sociais, influenciados pela inspiração socialista, é que os trabalhadores brasileiros têm conseguido uma significativa alteração da situação citada nos dois últimos versos da segunda estrofe.
3. Vivenciamos dois momentos de nossa história em que o povo brasileiro recebeu a atenção das autoridades brasileiras em seus pacotes, durante a ditadura militar com o chamado milagre brasileiro, momento em que o país chegou mais próximo da situação de pleno emprego, e no governo Lula com sua revolucionária política social.
4. A estabilidade financeira internacional, que tem marcado o governo Lula, é uma constante no sistema capitalista durante este período de globalização criando condições para a superação dos problemas estruturais brasileiros citados na música e isso se verifica no aumento da renda do trabalhador e na queda do nível de desemprego.
5. O movimento dos Sem Terra, consequência da má distribuição fundiária, ainda é interpretado pelas elites conservadoras e reacionárias do país como uma afronta a propriedade, já os setores mais radicais vinculam o movimento a ações de grupos comunistas, argumentos estes que acabam ganhando força, principalmente depois de declarações como a de João Pedro Stedile, que proclamou “infernizar o Brasil no abril vermelho.”
A) V,F,F,F,V
B) V,F,F,V,F
C) F,V,V,V,F
D) F,F,V,F,V
E) V,V,V,F,F

7. “Os defeitos da estrutura agrária de um país são como as doenças que só podem ser debeladas pela via cirúrgica. Os males decorrentes de uma estrutura agrária defeituosa — a pobreza extrema da população rural; a baixa produtividade do lavrador pobre; a deterioração dos recursos naturais; a submissão política e cultural da gente do povo aos senhores de terras — só podem ser corrigidos mediante uma intervenção direta do Estado. Qual o defeito básico da nossa estrutura agrária?
A concentração da terra em pouquíssimas mãos: 10% dos proprietários rurais são donos de mais da metade das terras próprias para a exploração agropecuária. Concentração fundiária é sinônimo de concentração de renda. Por sua vez, concentração de renda em uma ponta significa pobreza no outro extremo.
Os outros males que afligem a população rural — cultivo em terras impróprias para a agricultura; utilização de técnicas que destroem a fertilidade do solo; recusa de enviar os filhos à escola; alimentação deficiente; doenças — são conseqüências da concentração fundiária. A essência da reforma agrária é, portanto, a intervenção direta do Estado para desconcentrar a propriedade da terra, a fim de criar condições de prosperidade para a população rural. Para ser eficaz, essa intervenção deve ser drástica, maciça e rápida.” Plínio de Arruda Sampaio. A importância da reforma agrária - Família Cristã.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os diversos aspectos do tema nele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

1. De maneira geral, a estrutura agrária brasileira guarda semelhanças históricas com a predominante nos demais países da América Latina.
2. Parte dos graves problemas internos atualmente vividos pela Colômbia, e da própria Bolívia, deriva de uma estrutura agrária semelhante à brasileira.
3. Até o governo FHC, a República brasileira jamais havia posto em discussão o tema da reforma agrária.
4. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de grande evidência nos governos FHC e Lula, é o primeiro movimento social organizado da história brasileira voltado para a defesa da reforma agrária.
5. O autor do texto deixa entrever sua simpatia por uma reforma agrária consensual, moderada em seus procedimentos e, sempre que possível, obtida à margem da atuação do poder público.
6. Na atual composição do Congresso Nacional, praticamente desapareceram os grupos ligados aos proprietários rurais, o que ameniza o tom do debate parlamentar em torno da reforma agrária.
7. A CPI da terra, durante o governo Lula, terminou com a aprovação de um relatório sugerindo que as invasões de propriedade fossem consideradas crime inafiançável e não citou as mortes no campo.
8. Nos dias de hoje, o quadro de tensão no campo foi ampliado com a decisão de proprietários rurais de se armarem para enfrentar eventuais tentativas de ocupação de suas terras.
9. A Igreja Católica, por sua Pastoral da Terra, tem reiterado seu apoio à tese de que a reforma agrária é necessária e urgente.
10. A “submissão política e cultural da gente do povo aos senhores de terras” está relacionada com práticas clientelísticas que, historicamente, acompanharam a trajetória brasileira.
11. Queimadas freqüentes e sem os devidos cuidados podem corresponder ao que o texto classifica como “utilização de técnicas que destroem a fertilidade do solo”.
12. Ao transformar o ministério encarregado de conduzir o processo de reforma agrária em secretaria do Ministério da Agricultura, o governo Lula ganhou o apoio político dos proprietários rurais e recebeu críticas vigorosas do MST.
13. A origem mais remota da concentração fundiária no Brasil encontra-se no início da colonização, com as capitanias hereditárias e a distribuição de sesmarias.
14. Sabendo que o neoliberalismo defende um Estado mínimo, com reduzido campo de atuação, é correto afirmar que o autor utiliza-se de argumentação neoliberal no texto para tratar da reforma agrária.
15. O principal problema hoje existente para a efetiva implantação da reforma agrária no Brasil é a proibição legal de se indenizar os proprietários de terras utilizadas para assentar trabalhadores rurais.
16. Pela atual Constituição da República, a propriedade não precisa ter função social basta ter acima de 500 hectares para ser suscetível a reforma agrária, fato que dificulta o processo gerando mais violência no campo.
A) F,V,F,V,F,F,V,F,F,V,V,F,V,F,V,F
B) F,V,F,V,V,F,V,V,V,F,F,V,F,F,F,V
C) V,V,F,F,F,F,V,V,V,V,V,F,V,F,F,F
D) V,F,V,F,V,F,F,F,V,F,,F,F,V,F,F,F
E) V.V.V.V,F,F,V,F,V,F,V,V,F,V,V,F

8. A humanidade se encontra em constante contato, evolução, sendo sua tendência natural abandonar a ideologia do egocentrismo (aquele que considera seu próprio “eu” como o centro de tudo). Os seres humanos, por mais que se acham auto-suficientes, necessitam de seus semelhantes para sobreviver, criar formas de expressão cultural, comunicar-se, perpetuar a espécie e obter realização plena como indivíduos. O que forma o caráter humano nos indivíduos da espécie humana é a convivência em grupo. A convivência social desde o surgimento da humanidade possui em seu contexto a competição pelos bens, competição essa que jamais terá fim, unicamente pelo fato de cada pessoa constituir um universo próprio de desejos materiais, cuja necessidade de regras gerais é a de definir limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada indivíduo. E é a sociabilidade que capacita naturalmente o ser humano para a convivência em sociedade, desenvolvendo-se pelo meio da socialização. O texto trata de um importante conceito básico em sociologia, qual?
A) Interação social
B) Processos sociais
C) Contato social
D) Isolamento social
E) Relação social







GABARITO
01 – A
02 – C
03 – D
04 – B
05 – E
06 – A
07 – C
08 – A

Nenhum comentário: