terça-feira, 14 de agosto de 2012

REVISÃO PERÍODO PRÉ-COLONIAL(1500-1530)



01- Os portugueses conquistaram, em 1415, a cidade de Ceuta, importante centro comercial dominado pelos árabes. Assinale a alternativa que caracterizou esse fato.
a- O apogeu da expansão marítima de Portugal.
b- O início das incursões dos portugueses nos mares.
c- A chegada dos portugueses no extremo sul da África.
d- O início do ciclo oriental dos descobrimentos.
e- O fim do poderio marítimo dos países ibéricos.

02- Sobre a expansão marítima espanhola é incorreto afirmar que:
a- Iniciou-se com a viagem de Cristóvão Colombo, em 1492. Em busca de um caminho para as Índias, pelo Ocidente;
b- Iniciou-se depois da expansão portuguesa porque os espanhóis estavam ocupados na luta pela expulsão dos mouros de seu território;
c- O casamento de Fernando e Isabel, unindo os reinos de Aragão e Castela foi um importante passo para a formação do Estado espanhol, pré-requisito para a organização da expansão marítima e comercial;
d- A concorrência da Espanha em assinar o Tratado de Tordesilhas antes da viagem de Colombo é uma prova de que já sabiam da existência das terras americanas;
e- Embora Cristóvão Colombo tenha sido o descobridor da América, o continente recebeu esta denominação em homenagem a Américo Vespúcio, navegador que descobriu ser, as terras, um continente novo e não as Índias.

03- Analisando as proposições sobre as Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, é correto afirmar que:

I- A tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453, desencadeou as navegações ibéricas, sendo os lusos pioneiros na exploração do Mar Mediterrâneo.
II- Portugal foi pioneiro nas explorações do Atlântico. Seu litoral convidava-o a navegar, e a inexistência de forte nobreza feudal permitia ao rei participar dos esforços marítimos.
III- A Bula Inter Coetera mandava contar, das Ilhas de Açores para ocidente, cerca de 200 léguas, findas às quais traçava uma linha no sentido dos pólos. As terras da direita dessa linha pertenceriam à Espanha.
a- Apenas as proposições II e III são verdadeiras;
b- Apenas as proposições I e II são verdadeiras;
c- Apenas as proposições I e III são verdadeiras;
d- Apenas a proposição II é verdadeira;
e- Todas as proposições são verdadeiras.




04- Marque verdadeiro ou falso.

0-0- A expedição de Fernão de Magalhães, realizada entre 1519 e 1522, foi a primeira a dar a volta completa no globo terrestre.
1-1- O grande feito do navegador Bartolomeu Dias foi ter conseguido ultrapassar um dos maiores obstáculos para o estabelecimento de um novo caminho para as Índias: o Cabo das Tormentas, no extremo sul da África.
2-2- A primeira viagem de Vasco da Gama às Índias demonstrou sua pouca lucratividade, em termos comerciais. Assim, o rei de Portugal resolveu dar mais atenção às terras americanas, organizando, por isso, a expedição de Pedro Álvares Cabral.
3-3- Apesar de pioneira no empreendimento das Grandes Navegações, a nação portuguesa nunca controlou a distribuição dos produtos coloniais no mercado europeu.
4-4- No empreendimento da expansão marítima dos Estados europeus, a grande rival dos monarcas foi a Igreja Católica, que condenou a expansão porque considerava o contato do europeu com os povos pagãos dos outros continentes uma ameaça à integridade da doutrina cristã.

05- O período de 1500 a 1530 é chamado de Pré-Colonial, visto que os portugueses não se interessaram de imediato pela colonização. A razão disto está relacionada com:
a- O valor comercial das especiarias orientais era muito superior ao pau-brasil.
b- A presença de corsários dificultando o trabalho português.
c- A grande falta de recursos humanos, especialmente de escravos.
d- A agressividade do índio impedindo a fixação do português.
e- Por todos os motivos acima citados.

06- Marque a alternativa falsa:
a- O pau-brasil era intensamente contrabandeado pelos piratas e corsários franceses.
b- As feitorias, armazéns fortificados costeiros foram típicos na exploração do pau-brasil.
c- Nas costas brasileiras, utilizava-se de escambo ou troca para aquisição de madeira tintorial.
d- Com a exploração do pau-brasil na colônia foi efetivada a colonização portuguesa.
e- A França tinha um grande interesse pela nossa madeira, devido à necessidade de matérias-primas para suas indústrias têxteis.

07- Nas primeiras décadas, após a descoberta do Brasil, não houve, por parte de Portugal medidas efetivas para a colonização de seu território na América, porque:

a- As finanças da metrópole arrasadas não permitiam o ônus advindo de uma empresa colonizadora.
b- Encontrou o português tenaz resistente por parte dos aborígines.

c- As perspectivas econômicas oferecidas pelo seu quinhão americano eram mínimas em comparação com o comércio do Oriente.
d- A visão pessimista deixada pelos primeiros cronistas que aqui estiveram anulava qualquer esforço nesse sentido.
e- Todas as alternativas estão corretas.


08- A colonização reserva tradicionalmente a denominação período pré-colonizador para os primeiros trinta anos da história do Brasil porque:

a- A principal atividade econômica desenvolvida no litoral brasileiro, entre 1500 e 1530, foi a extração do pau-brasil, realizada pelos grupos indígenas que entraram em contato com os descobridores europeus.
b- As atividades desenvolvidas naquele período, além do maior interesse da Coroa Portuguesa pelo comércio oriental, não conduziram à efetiva ocupação do litoral brasileiro.
c- As constantes disputas entre “perós” (portugueses) e “mairs” (franceses) pelo tráfico do pau-brasil não permitiram o início da ocupação efetiva de todo o território, isto é, o início da colonização.
d- A importância do litoral brasileiro estava no monopólio que ele assegurava para a monarquia portuguesa da “rota do Cabo”, isto é, do comércio com as Índias.
e- O sistema de capitanias hereditárias, instituído por D. João III, fracassou inteiramente, impossibilitando assim o início da colonização.


09. (UPE- 2006) Com base nas diferentes línguas usadas pelos índios - na área de localização e em características culturais - os jesuítas classificaram os grandes grupos indígenas do Brasil:

0 0. no Nordeste, os Tupis-guaranis formavam um complexo etnolinguístico cujas tribos mais importantes foram potiguares, tabajaras, caetés, tupinambás e tupiniquins;
1 1. os aimorés, goitacases e cariris que, com outras tribos, formavam a nação dos gês, reagiram à implantação de fazendas de gado em suas terras;
2 2. os aruaques ou nuaruaques tornaram-se famosos pela adiantada cerâmica “marajoara”: peças de barros utilitárias, curiosamente ornamentadas;
3 3. os caraíbas habitavam a Amazônia e espalharam-se pela América central e pela América do Norte;
4 4. os gês e os caraíbas formaram um grande complexo etnolinguístico no norte do Brasil.

10. (COVEST-2002) -O conhecimento sobre as formas de sobrevivência humana, na pré-história brasileira, é um grande quebra-cabeça que vem sendo estudado por pré-historiadores e arqueólogos. Sobre a pré-história brasileira, assinale a alternativa correta.

a) Os habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em urnas funerárias e os enterravam sob suas cabanas.
b) Denomina-se de arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cerâmica e em artefatos de madeira, produzidos na pré-história brasileira.
c) O estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram.
d) As recentes pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a tese defendida na década de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria existido por volta de doze mil anos atrás.
e) Através das escavações realizadas nos Estados de Goiás e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regiões, habitavam povos descendentes de incas e bolivianos.


11. (UPE-2005)-Conquistar a terra era uma grande aventura que envolvia muitas surpresas e frustrações. A expedição de Martim Afonso não foge desse quadro. Sobre ela, pode-se afirmar que:

a) foi uma iniciativa independente da Metrópole, sem ajuda de particulares, visando expulsar os rivais estrangeiros.
b) deu início ao bem sucedido sistema de capitanias hereditárias, centralizando a administração e descobrindo as minas de ouro do Sudeste.
c) introduziu o sistema de “plantation” na colônia, com a importação de escravos e o comércio com a Holanda e com a Espanha.
d) se preocupou apenas com a lavoura açucareira em São Vicente, não se interessando com a descoberta do ouro no Oeste de Minas.
e) foi importante para começar a fixar as bases da colonização, embora não tenha concretizado alguns objetivos planejados.


12. (Covest-1999) – Sobre a Conquista da “Terra Brasillis”, analise as proposições abaixo.

0 0 Alguns mapas anteriores ao ano de 1500 registram a existência da ilha Brasil ou das Sete Cidades.
1 1 Uma expedição comandada por Duarte Pacheco Pereira foi autorizada pelo rei D. Manuel a sair de Portugal e dirigir-se ao Brasil, em 1498.
2 2 A bula “Inter Coetera”, assinada por Alexandre VI, estabelecia que a África seria portuguesa e a América, espanhola. Portanto, considerando este documento o Brasil estaria fora do alcance português.
3 3 Espanhóis disputam, com os portugueses, a primazia de terem chegado à “Terra Brasilis”. Vicente Pinzón e Diego de Lepe são apontados como navegadores espanhóis que aportaram no litoral Norte-Nordeste.
4 4 “Quarta-feira, 22 de abril – e à Quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam de fura-buchos e neste dia a horas de véspera houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo... ao qual monte alto o capitão pôs o nome o Monte Pascoal e a terra a Terra de Vera Cruz”. Esta descrição é um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.


13. (COVEST-2003) -As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:

a) a feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.
b) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.
c) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.
d) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.
e) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.

14. (UPE-2009) O Brasil teve uma importância estratégica para Portugal, apesar de os portugueses terem passado 30 anos sem ocupar efetivamente o território brasileiro. Nos primeiros tempos de exploração da colônia, Portugal:

0-0) enviou diversas expedições exploradoras, com a finalidade específica de descobrir ouro, prata e diamante na região sul.
1-1) não encontrou nenhuma riqueza na colônia que merecesse ser exportada, quase desistindo, assim, da colonização.
2-2) conseguiu ajuda de alguns grupos indígenas para poder explorar o pau-brasil, produto que levava para fora da colônia.
3-3) enfrentou a presença estrangeira de europeus no litoral do Brasil, mas conseguiu superá-la.
4-4) não enviou expedições para proteger a colônia, deixando que houvesse contrabando de suas riquezas minerais e preferindo investir na África.

Nenhum comentário: