domingo, 3 de junho de 2012

COLÉGIO SÃO LUIS - SIMULADO UPE - GABARITO



3º ANOS - SIMULADO DE SOCIOLOGIA - TIPO UPE
PROF. MARCOS LIMA (ARATU)


1. Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:

A) a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
B) são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
C) toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
D) não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento na relação entre “X” e “Y”, o que, necessariamente, não se dá com o poder.
E) O estudo sobre o poder não pode ser abordada por nenhuma ciência.


2. Karl Marx é considerado como um dos clássicos da Sociologia, juntamente com Émile Durkheim e Max Weber. O materialismo histórico é uma das principais ideias de Karl Marx, pois essa ideia tornou-se uma das mais revolucionárias teorias acerca do pensamento social, relacionando-se tanto no campo teórico como no campo da ação política. Qual das alternativas abaixo se aproxima do conceito de materialismo histórico?

a) Tem como base a defesa da evolução histórica a partir da evolução cultural, motivada pelo jusnaturalismo, que prevê a existência de direitos e leis naturais à qual os seres humanos estão eternamente presos.
b) A Doutrina Marxista vê o desenvolvimento da sociedade a partir do desenvolvimento da produção material, na qual a mudança na produção material leva à mudança no modo de produção, que por sua vez, leva à mudança na organização da sociedade.
c) A doutrina marxista é determinista, pois afirma que a mudança da produção de bens materiais sempre leva a uma mudança na sociedade, seja para melhor, seja para pior.
d) Período que compreende a transição do Capitalismo para o Socialismo na qual o Estado deixa de existir.
e) O sociólogo deve descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interessa estudar.


3. Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
a) A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.



4. Em relação à teoria weberiana, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) O que garante a cientificidade de uma explicação é o método de reflexão e não diretamente o fato social.
b) Para Weber, existem três formas de poder: o carismático, o tradicional e o técnico irracional.
c) O Historicismo é entendido como uma tarefa do cientista como forma de compreensão das sociedades.
d) A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interessa estudar.
e) A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre, e tais efeitos escapam ao controle e à previsão do agente.


5. Max Weber, sociólogo alemão, conceituou três tipos ideais de dominação: dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. São tipos ideais porque são construções conceituais que o investigador utiliza para fazer aproximações entre a teoria e o mundo empírico.

Leia a seguir o trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:

Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. (VARGAS, G. Carta Testamento. Disponivel em: http://www.cpdoc.fgv.br/dhbd/verbetes_htm/5458_53.asp. Acesso em: 11 maio. 2012.)

Com base nos conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação e levando em consideração o texto citado e as características históricas e políticas do período, assinale a única alternativa que apresenta a configuração correta do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas.

a) Dominação carismática e tradicional.
b) Dominação tradicional que se opõe à dominação carismática.
c) Dominação tradicional e legal.
d) Dominação legal e carismática.
e) Dominação legal que reforça a dominação tradicional.


6. A institucionalização do vestibular como forma de acesso ao ensino superior público é configurada como uma prática democrática balizada no mérito. De acordo com essa afirmação, o vestibular é um processo social do tipo:

a) Assimilação

b) Conflito

c) Competição

d) Adaptação

e) Acomodação


7. Assinale a alternativa em que a característica não corresponde ao modo de produção indicado:

a) modo de produção comunal primitivo: divisão natural do trabalho e dos meios de produção, com a produção coletiva da terra;
b) modo de produção asiático: o Estado detinha a propriedade jurídica da terra, havendo estratificação social.
c) modo de produção escravista: os donos de escravos eram igualmente proprietários da terra e dos meios de produção .
d) modo de produção capitalista: o proprietário dos meios de produção compra a força de trabalho de outrem para garantir a produção de bens;
e) modo de produção feudal: a propriedade da terra era dividida entre os senhores e os servos, com supremacia do poder real.


8. Em regimes escravocratas havia um determinado tipo de escravo. O ser humano escravizado era considerado como propriedade, um misto de animal com ferramenta.
Os senhores se beneficiavam ao explorar uma massa de escravos que não possuíam direitos. No seio daquelas sociedades, aos senhores eram destinados todos os bens produzidos e as garantias de determinado padrão de vida, enquanto aos escravos restava a imposição de suas condições precárias e humilhantes de existência. Essas características do modo de produção escravista dizem respeito, basicamente,

A) às forças produtivas.aos instrumentos de produção.
B) aos meios de produção.
C) às relações de produção.
D) Aos instrumentos de produção.
E) à matéria-prima.



GABARITO:

1 - D
2 - B
3 - C
4 - B
5 - D
6 - C
7 - E
8 - A

Nenhum comentário: