terça-feira, 27 de dezembro de 2011

XI Encontro Nacional de História Oral


A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o XI Encontro Nacional de História Oral, evento que ocorrerá de 10 a 13 de julho de 2012 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Largo de São Francisco, n.1, Centro, Rio de Janeiro.

O XI Encontro Nacional de História Oral, tem como tema "Memória, Democracia e Justiça". Em nosso mundo contemporâneo, nas últimas décadas, inúmeras sociedades viveram transições políticas importantes: passaram de regimes ditatoriais e arbitrários para regimes democráticos. Neste processo de transição algumas questões são fundamentais. Entre elas: a memória e o direito à verdade e à justiça. A história oral - que trabalha com depoimentos, testemunhos, memória, trauma, verbalização e re-significação do passado e das experiências de vida - muito tem a contribuir para este processo.

O evento reunirá professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil, e nossos convidados estrangeiros.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011


Natal é um aniversário, ou melhor, é o aniversário! E aniversários pedem festas, alegrias e presentes. Que neste natal vc possa compreender que o maior presente é estar presente significativamente na vida das pessoas. Parabéns para ELE e para todos nós!!!!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

CADERNOS DE ISAAC NEWTON ESTÃO DISPONIBILIZADOS


A biblioteca digital da universidade de Cambridge disponibiliza on-line imagens dos papéis de Isaac Newton (1643-1727).
Cambridge University Library/Divulgação
Cadernos digitalizados de Isaac Newton estão on-line
Cadernos digitalizados de Isaac Newton estão on-line

Veja alguns cadernos digitalizados de Isaac Newton

Os documentos incluem cadernos de anotações e uma edição do "Principia Mathematica" comentada pelo próprio cientista.

Nesse estudo, suas famosas leis do movimento são enunciadas. O conteúdo pode ser acessado em cudl.lib.cam.ac.uk.