segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SSA-UPE PROVA(GABARITADA) DE HISTÓRIA 2º ANO



21. No processo da evolução histórica do mercantilismo, da industrialização, do capitalismo e das experiências socialistas do Estado-produtor e de seus pensamentos, os recursos da Terra até agora não foram cuidados com a consciência ecológica necessária à preservação e à sustentação do ecossistema.
De acordo com o enunciado, analise as proposições a seguir:
I. A degradação do sistema de vida está na lógica do crescimento econômico sem a necessária relação com a biosfera.
II. O conhecimento sobre o processo de equilíbrio e desequilíbrio dos ecossistemas – com suas leis e princípios vitais – surgiu com o mercantilismo.
III. Se a luta do homem contra o homem foi regulada pelo contrato social, a relação homem x natureza é regulada pelo poder do Estado.
IV. Essa acentuada “depreciação do capital natural” planetário está induzindo ao aumento do capital financeiro que resultará em investimentos no processo de sustentação do ecossistema.
V. A soberania do Estado nacional passou a ser a universalização do domínio do homem sobre todas as outras formas de vida.
Estão CORRETAS
A) I, II e V.
B) II, III e V.
C) I e IV.
D) I, IV e V.
E) I e V.

22. O Pensamento iluminista foi uma das críticas mais intensas, que recaíram sobre o chamado Antigo Regime europeu. Com forte apoio da burguesia, o Iluminismo, por meio de seus principais pensadores, lançou as bases teóricas do mundo contemporâneo. Sobre essas contribuições, analise as afirmações abaixo:
I. A Enciclopédia de Diderot e D’Alambert foi editada em vários países da Europa, difundindo o liberalismo político;
II. O conceito de Contrato Social apresentado por Rousseau possibilitou a materialização da noção de representação política;
III. As críticas de Voltaire e de Diderot à Igreja Católica defendiam uma sociedade laica;
IV. A condenação da propriedade privada por Rousseau foi adotada nos países capitalistas do século XX;
V. A tripartição do poder, defendida por Montesquieu, foi adotada pelos países democráticos do Ocidente.
Estão CORRETAS
A) I, III e V. B) II, IV e V. C) II, III e V. D) III, IV e V. E) II, III e IV.

23. Sobre a política mercantilista desenvolvida no período colonial pelas monarquias nacionais europeias, assinale a alternativa CORRETA.
A) A colonização das monarquias europeias concentrava-se, apenas, nas trocas e no lucro comercial, estimulando o livre comércio entre suas colônias.
B) O colbertismo francês baseava-se no incentivo à navegação marítima, na produção agrícola de subsistência e no incentivo às importações de produtos manufaturados.
C) O bulionismo definiu-se como um sistema tributário, adotado na Inglaterra, por meio de reformas monetárias.
D) Para evitar a saída e favorecer a entrada de metais preciosos, o país deveria exportar mais e importar o menos possível. Esse princípio diz respeito à prática mercantilista na defesa de uma balança comercial favorável.
E) As Nações colonialistas europeias, por intermédio do Sistema Colonial, visavam à não intervenção do Estado na economia e ao incentivo às atividades naturais.

24. O movimento cultural do Romantismo marcou a Europa do final do século XVIII e dos primórdios do século XIX. Presente nas artes plásticas, na literatura, na filosofia e na música, o Romantismo influenciou, também, a produção cultural fora da Europa. Sobre a arte romântica, assinale a alternativa CORRETA.
A) A literatura de Goethe influenciou vários artistas e leitores com obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther de 1774.
B) O Romantismo não se fez presente no Brasil, em razão do alcance da arte neoclássica.
C) As obras de Chopin e de Tchaikovsky lançaram as bases da música clássica modernista.
D) A pintura romântica não se desenvolveu, tendo em vista ter sido o Romantismo um movimento essencialmente literário.
E) Victor Hugo foi o grande representante do Romantismo em Portugal.

25. A vida, nos centros urbanos europeus do século XIX, foi bastante afetada pelo desenvolvimento industrial e suas consequências. Junto com o aumento populacional, vários problemas foram se acumulando. Grandes cidades, como Londres e Paris, começaram a sofrer com essas mudanças.
Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA.
A) Nem todos os moradores eram absorvidos pelo mercado de trabalho, gerando uma mão de obra excedente e miséria.
B) Os governos desenvolveram políticas públicas que amenizaram a vida dos miseráveis urbanos.
C) O trabalho nas fábricas possibilitava a melhoria na qualidade de vida dos operários, tendo em vista a boa remuneração e os benefícios trabalhistas.
D) Apesar da situação de penúria dos moradores das grandes cidades, motins urbanos não ocorreram na Europa oitocentista.
E) A participação política dos moradores pobres parisienses foi oficializada com a vitória da Comuna de Paris, em 1871.

26. Entre março e maio de 1817, o governo de D. João VI enfrentou, no Nordeste, uma insurreição, encabeçada em Pernambuco e com focos em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, batizada pelos participantes de revolução, que propôs e concretizou, pelo período de 74 dias, o término do estado de colônia e o fim do domínio real naquelas regiões. Em Pernambuco, o poder foi tomado do governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, e, no Recife, foi organizado um
governo provisório, baseado no modelo republicano do diretório da Revolução Francesa.”
(CABRAL, Flávio José Gomes. “A Revolução Pernambucana de 1817”. In: Revista Nossa História. nº. 26 / ano 3, dez. 2005. p. 46. Adaptado.)
O texto acima mostra um pouco do painel político do Brasil durante o seu processo de
independência política de Portugal, ressaltando a Revolução Pernambucana de 1817. Sobre o contexto da crise do Antigo Regime no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. No Nordeste, Pernambuco não foi o único foco de revoltas e motins; na Bahia, por exemplo, ocorreu a Sabinada.
II. A Inconfidência Mineira também contestou o domínio lusitano sobre o Brasil, apenas em fins do século XVIII.
III. Elementos das camadas populares participaram da Conjuração Baiana em 1798, lutando pela emancipação política.
IV. No Maranhão setecentista, a Revolta de Beckman acentuou as tensões entre Portugal e sua colônia na América.
V. Assim como Pernambuco em 1817, Minas Gerais também passou um período independente de Portugal durante a Inconfidência de 1789.
Estão CORRETAS
A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e V. E) II, III e V.

27. No início do período regencial, organizaram-se correntes políticas, que apresentaram tendências divergentes entre as elites. No que se refere às tendências políticas desse período, é CORRETO afirmar que
A) após os conflitos entre as correntes políticas divergentes, não havia preocupação com os interesses das massas populares.
B) no plano político, assiste-se à alternância dos dois partidos: o democrata e o conservador.
C) na primeira fase regencial (1831-1836), é possível perceber um ‘arranjo político’ entre as elites, por meio do partido democrata.
D) D. Pedro II é apresentado como um soberano sábio, tolerante e conciliador que não fez uso do poder moderador.
E) a inadequação do trabalho escravo, ante às crescentes necessidades de ampliação do mercado interno, deu origem a um novo partido, o liberal.

28. Sobre o conturbado processo de desestruturação do regime monárquico brasileiro, analise as afirmações a seguir:
I. A participação do exército brasileiro na Guerra do Paraguai favoreceu a imagem pública dos militares, fortalecendo-os politicamente.
II. A crise política, provocada pela abolição da escravatura sem indenização para os proprietários de escravos, acabou por provocar a retirada do apoio político da aristocracia escravocrata ao imperador.
III. As reformas realizadas por D. Pedro II possibilitaram o fortalecimento da aristocracia cafeeira e o apoio político desse grupo ao império.
IV. A questão da sucessão do trono brasileiro gerou críticas ao monarca e a seus descendentes.
V. A crise com a Igreja Católica, em razão da maçonaria, não afetou a imagem pública do imperador, garantindo sua estabilidade política.
Estão CORRETAS
A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, II e IV. E) II, IV e V.

29. No dia 15 de abril de 1920, quatro homens fizeram um assalto e assassinaram um guarda e um pagador. Em 22 de agosto de 1927, três homens foram executados na cadeira elétrica em represália ao assassinato: Celestino Medeiros (motorista do assalto), Nicolas Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Estes dois últimos negaram ter participado do crime, o que foi confirmado por Celestino Medeiros e por inúmeras provas irrefutáveis. No entanto, Sacco e Vanzetti foram imerecidamente condenados.
O grande crime desses dois trabalhadores (respectivamente, sapateiro e peixeiro) era o de lutar contra as disparidades econômicas e sociais. Foram condenados como um aviso aos demais revolucionários. Sacco e Vanzetti foram executados. Porém a classe operária, seja nos EUA, no Brasil e em qualquer outro país, jamais esquecerá que eles não foram abatidos em represália a um crime de que eram acusados – e que, de fato, não cometeram –, mas, por serem representantes da revolução proletária.
(CARVALHO, Fernando. “A Tragédia de Sacco e Vanzetti”. Fonte: http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1285--a-tragedia-desacco-
e-vanzetti. Adaptado.)
O caso Sacco e Vanzetti descrito no texto acima é considerado como um episódio da perseguição aos anarquistas no Novo Mundo. Influenciados por pensadores franceses e russos, muitos imigrantes italianos trouxeram para a América o ideário anarquista. Sobre esse aspecto da história do movimento operário, analise as afirmações seguintes:
I. O anarquismo tenta conciliar a liberdade individual com a liberdade coletiva, negando o autoritarismo e a hierarquia em qualquer forma de apresentação.
II. Dentre os principais teóricos anarquistas, podemos citar os nomes de Proundhon, Bakunin e Kropotkin.
III. A execução de Sacco e Vanzetti foi um episódio que destoava do teor receptivo que as ideias anarquistas tiveram nos Estados Unidos.
IV. No Brasil, a perseguição aos anarquistas culminou com a lei Adolpho Gordo, de 1907, que possibilitava a expulsão de estrangeiros ligados a movimentos sociais de tendência anarquista ou socialista.
V. O anarquismo foi a base filosófica de governos de esquerda na América Latina dos anos iniciais do século XXI.
Estão CORRETAS
A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e V. E) I, II e IV.

30. A migração nasce nos primeiros estágios da cultura humana, mas, de fato, foi controlada pela configuração física da Terra, que, por sua vez, oferecia rotas por terra e mar, exercendo influência decisiva sobre os caminhos do ser humano, a diversidade e a distribuição da população no mundo. A humanidade cresceu e tornou-se mais sedentária, iniciando sua fixação no solo. Laços profundos
são criados entre o povo e sua terra: indivisíveis, um não pode viver e ser entendido sem o outro. (BRIGAGÃO, C. e RODRIGUES, G. Globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998. Adaptado.)
No que se refere às práticas de migrações, analise as afirmativas a seguir:
I. Pressões demográficas, aumento da pobreza, desenvolvimento e escassez de recursos naturais refletem nova onda de migração.
II. As crises periódicas que o capitalismo conheceu, desde a segunda metade do século XIX, inibiram o processo migratório.
III. No Brasil, o fenômeno migratório redimensionou o espaço físico das grandes cidades;
IV. À medida que a inovação tecnológica reestrutura a força de trabalho, aumentam-se as possibilidades de emprego e se reduz o estímulo à migração.
V. A constituição de áreas capitalistas, altamente desenvolvidas, localizadas, em especial, na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão, significou polos de atração migratória.
Estão CORRETAS
A) I, II e III. B) I, III e V. C) II, III e IV. D) III, IV e V. E) II, IV e V.

GABARITO:
21 - E
22 - C
23 - D
24 - A
25 - A
26 - C
27 - A
28 - D
29 - E
30 - B

Nenhum comentário: