quinta-feira, 19 de maio de 2011

UPE - REVISÃO DE HISTÓRIA PARA OS 3º ANOS


1.(UPE) Portugal levou mais de 30 anos para dar iní¬cio à colonização do Brasil, porque:

a) Portugal herdara da Idade Média uma eco¬nomia voltada para produção agrícola de con¬sumo médio.
b) os mercados afro-asiáticos ofereciam produ¬tos bem mais rentáveis, para as regras do mercantilismo europeu, que os mercados americanos anexados, a partir do século XVI.
c) Portugal só iniciou a colonização quando ob¬teve a certeza de colher os melhores resul¬tados com a exploração de metais precio¬sos.
d) a pressão demográfica interna na Península Ibérica, onde se localizava Portugal, só acon¬teceu no final dos anos 30 do século XVI.
e) a precoce unificação política de Portugal é a razão maior para o retardamento da coloni¬zação brasileira.

2.(UPE) sobre a história da formação social indígena no Brasil podemos afirmar:

a) as bactérias e os vírus foram poderosos ali¬ados dos conquistadores no extermínio dos povos indígenas;
b) entre os índios nunca existiu a divisão do tra¬balho;
e) a migração mais importante para o povoa¬mento da América foi a de elementos africa¬nos que vieram em levas sucessivas pelo Oceano Pacífico
d) o extermínio e a dominação indígena pelo colonizador ocorreu mais pela falta de resis¬tência e de luta do que pela superioridade das armas;
e) as expedições guerreiras, a construção de malocas, a preparação da terra foram tare¬fas eminentes femininas entre os indígenas.

3.(UPE) As chamadas Províncias Unidas, entre elas a Holanda, conheceram um grande desen¬volvimento econômico, o que contribuiu
para o surgimento da crença de uma suposta superioridade do colonizador holandês em relação ao português. Indique, entre as afir-mativas, as que evidenciam um compor-tamento mais avançado dos holandeses du-rante a ocupação do Nordeste brasileiro no século XVII.

1. a indulgência com que trataram os negros escravos, modificando-se, a partir da inva¬são, as relações de produção nas capitanias ocupadas.
2. a vinda, ao Brasil, de cientistas, dentre eles médicos, astrônomos, cartógrafos, preocupa¬dos em desvendar a realidade da colônia.
3. a habilidade política demonstrada por Nas¬sau no trato com os colonos e incorporada prontamente pelos seus sucessores.
4. urna relativa tolerância religiosa, permitiu a vinda de judeus que fundaram Sinagoga no Recife e a permissão para a continuidade do culto católico, se bem que realizado de for¬ma discreta.
5. o incentivo ao barroco já que foram os inva¬sores os construtores das mais belas Igrejas de Olinda e Recife.
Assinale a opção correta:
a) 2 e 4
b) 1 e 3
c) 4 e 5
d) 1 e2
e) 3 e 5

4.(UPE) A instalação da modernidade pela revolução - ruptura violenta e radical - representou sem¬pre um temor para as classes dominantes. Por isso, as elites brasileiras adotaram o seguinte lema: “façamos a revolução antes que o povo a faça”.

0 0. em 1822, a declaração de independência sig¬nifica o nascimento da nação brasileira e a instauração da Monarquia.
1 1. em 1840, a antecipação da maioridade de D. Pedro li significa a extinção do Poder
Moderador e a estabilidade política do pais.
2 2. em 1848, com seu Manifesto ao Mundo” os praieiros reivindicam “trabalho como garan¬tia de vida para o cidadão” e a abolição da escravatura.
3 3. em 1888, a abolição da escravatura significa o assalariamento dos trabalhadores e a into¬cabilidade dos latifúndios.
4 4. em 1889, a Proclamação da República sig¬nifica a adoção do federalismo e a declara¬ção de moratória da dívida externa.

5.(UPE) No século XIX, a produção literária brasileira teve destaque com Machado de Assis, Ber¬riardo Guimarães, Martins Pena. Podemos afirmar que:

0 0. essa produção não teve originalidade, sen¬do a cópia das manifestações do romantis¬mo europeu;
1 1. no Segundo Reinado, o regionalismo tornou-se um tema explorado por autores como Vis¬conde de Taunay e Bernardo Guimarães;
2 2. teve, em Machado de Assis, sua grande ex¬pressão;
3 3. apesar da influência européia é uma produ¬ção que traz elementos importantes para a cultura brasileira;
4 4. obras, como as de José de Alencar, mos¬tram a preocupação com a identidade nacio¬nal.

6.(UPE) A vinda de imigrantes para o Brasil se inten¬sifica na segunda metade do século XIX na medida em que, igualmente, se expande a cultura do café. Sobre essa questão, pode¬mos afirmar que:

1. O sistema de parceria, em que colonos ti¬nham suas despesas de viagem e instala¬ção pagas pelos fazendeiros para posterior indenização, possibilitou o sucesso da imi¬gração nas áreas cafeiculturas.
2. As restrições adotadas pelos EEUU à mi¬gração e o avanço do capitalismo no campo resultou em fracasso pelo frequente desvio das verbas públicas destinadas a essa fina¬lidade.
3. A política adotada pelo governo brasileiro de assumir todo o processo de imigração resul¬tou em fracasso pelo frequente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalida¬de.
4. A entrada de imigrantes facilitou a introdu¬ção do trabalho agrícola assalariado e evi¬denciou as limitações do trabalho escravo, rompendo-se a unidade política da aristocra¬cia agrária em relação á escravidão.
5. A atualização do governo brasileiro, subven¬cionando despesas de viagem enquanto os fazendeiros arcavam com os gastos do colono durante seu primeiro ano no pais, pos¬sibilitou o crescimento da corrente imigrató¬ria.
Indique a opção incorreta:
a) 1 e 4
b) 1 e 3
c) 2 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 4

7.(UPE) Indicam característica da história brasileira a partir dos anos 60:

0 0. os movimentos operário e estudantil sob uma única orientação política alteraram a correla¬ção das forças sociais;
1 1. a retomada dos movimentos estudantis em
1968 e o ‘caso’ Moreira Alves culminando com a adoção do AI - 5;
2 2. o governo de João Figueiredo que possibili¬tou a elevação de ganhos reais da classe tra¬balhadora;
3 3. a instituição, como princípios governamen¬tais, das doutrinas de Segurança Nacional e da independência política entre Brasil e Es¬tados Unidos.
4 4. a formação do Colégio Eleitoral para eleger Tancredo Neves como instância represen¬tativa dos anseios do povo brasileiro.

8. (UPE) “Sarney convocou os brasileiros e brasileiras para colaborar na execução do Plano e travar uma guerra de vida ou morte contra a inflação”
Boris Fausto
O Plano Cruzado entrava em vigor em fevereiro de 1986, resultando:
a) na abertura da economia e no bloqueio das contas de poupança, medidas que controlaram rapidamente a inflação.
b) inicialmente, na retomada do crescimento e, posteriormente, no fracasso econômico, em virtude de razões eleitorais, ágio e desabastecimento.
c) na elevação das taxas de juros, no retorno do real como moeda e na volta da hiperinflação.
d) no pleno emprego, na criação da URV e no déficit na balança comercial em função da abertura de mercado.
e) em um vasto programa de privatizações, na inadimplência, no desemprego e na queda do consumo.

9. (UPE) Todo discurso conservador se opõe tenazmente, e freqüentemente de forma feroz, a qualquer mudança do status quo, isto é, a qualquer política que leve à distribuição de renda. A busca da justiça social é rejeitada por esse tipo de pensamento.
A julgar pelas opiniões emitidas hoje sobre o passado republicano e democrático do Brasil, tanto pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, quanto por praticamente todos os candidatos nas últimas eleições à presidência da República, pode-se afirmar que, quanto mais o tempo passa, mais parece se consolidar a imagem positiva do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Isto se deve, fundamentalmente,

A) ao salário mínimo elevado.
B) à construção de Brasília.
C) ao rompimento com o FMI.
D) à modernização do campo.
E) à expansão industrial.

5.(UPE) A desagregação do Leste europeu e o fim da Guerra Fria tornaram mais evidentes os impasses atuais do mundo capitalista. Impõe-se um novo paradigma político nas relações Norte-Sul a partir de projetos neoliberais. Seus pressupostos são:

a) Estado e governo comprometidos com a regulamentação das atividades econômicas.
b) Distribuição de renda a partir de novos impostos sobre o capital e reformas estruturais.
c) Desregulamentação estatal e aposta nas forças auto-reguladoras do mercado.
d) Estado do bem-estar social e economia com produção para o mercado externo.
e) Formação de blocos econômicos complementares a partir do reforço das economias estatais e da seleção de matérias-primas essenciais.

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