quinta-feira, 24 de março de 2011

QUESTÃO DE HISTÓRIA DA SEMANA


A inexistência de partidos fortes, com linha ideológica clara e coerente, é uma das características da nossa vida política, registrando a História recente do Brasil vários exemplos de personalidades que, por diferentes razões, aliaram-se a antigos opositores. Sobre essa questão, podemos afirmar que:

0 0. Getúlio Vargas apoiou para a presidência o general Eurico Dutra, que conspirara para a sua derrubada, na disputa contra o brigadeiro Eduardo Gomes.
1 1. A popularidade de Juscelino durante o seu governo levou a UDN, que se opusera fortemente à sua eleição, a apoiá-lo e a ocupar cargos relevantes na administração.
2 2. Na campanha do queremismo, Luíz Carlos Prestes, que fora preso durante o Estado Novo e teve sua mulher entregue aos nazistas pelo governo brasileiro, apoiou Vargas em nome das bandeiras nacionalistas que este defendia.
3 3. Descontente com os rumos do movimento de 1964, Carlos Lacerda, um dos líderes desse movimento, procurou formar uma Frente Ampla com políticos, antes em campos opostos, J. Goulart e Juscelino.
4 4. Visando concorrer às eleições indiretas Tancredo Neves, ex PSD e militante do PMDB, filiou-se à ARENA.


resp.:VVVVF

Nenhum comentário: