terça-feira, 7 de setembro de 2010

COLÉGIO INTEGRAL - 3º ANO - EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1. (Covest 95) A ocupação portuguesa do litoral Norte e Nordeste do Brasil, em fins do século XVI e inicio do século XVII, deu-se em virtude dos ataques ingleses, franceses e holandeses a esse território. Sobre estas invasões e ocu¬pações, identifique as proposições verdadei¬ras e falsas.

0 0. os franceses invadiram Sergipe d’EL Rei, a Paraíba, o rio Grande do Norte, o Ceará, o Maranhão e o Grão-Pará;
1 1. os holandeses ocuparam, por longo tempo, os territórios da Bahia, Pernambuco, Paraí¬ba e Rio Grande do Norte.
2 2. os franceses, holandeses e ingleses conquis¬taram todo o Norte e Nordeste, restando aos portugueses, no século XVI, o domínio do território abaixo da Bahia.
3 3. de todas as invasões do século XVII, a ho¬landesa foi a mais duradoura, no sentido da permanência da ocupação. Em Pernambu¬co, o domínio holandês se estendeu de 1630 a 1654.
4 4. a conquista do Grão-Pará, pelos portugue¬ses, em 1616, beneficiou o monopólio do comércio dessa região para Portugal e obri¬gou os franceses a se instalarem nas Guianas.

2. (Covest 90) Constituindo-se a Capitania das Minas Ge¬rais o centro das atenções metropolitanas durante grande parte do século XVIII, ali se desenvolveu uma sociedade que se carac¬terizou:

0 0. pela equilibrada distribuição da riqueza en¬tre as camadas sociais.
1 1. por uma numerosíssima população escrava, motivo de preocupação para as autoridades coloniais.
2 2. pela instabilidade econômica, graças a qual grandes fortunas eram conseguidas e perdidas rapidamente.




3 3. pela inexistência de conflitos com os negros que tiveram amplas possibilidades de com¬prar sua liberdade.
4 4. pelo efetivo controle fiscal da Coroa, impe¬dindo o contrabando e isolando Minas das demais capitanias.

3. (Covest 95) Esta questão diz respeito à revolução de 1817.

0 0. no início do século XIX, a Revolução de 1817, em Pernambuco, esteve articulada ideologi¬camente com lutas burguesas nos Estados Unidos e na Europa.
1 1. a conspiração dos Suassunas está para a Revolução de 1817, assim como o 18 Bru¬mário está para a Revolução Francesa.
2 2. a Revolução Pernambucana de 1817 foi vi¬toriosa em vários estados: na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e no Maranhão.
3 3. em Portugal, na cidade do Porto, a influência da Revolução de 1817 foi decisiva para a eclosão da Revolução Constitucional.
4 4. o período que antecedeu 1817 caracterizou-se por uma fase de recessão que atingiu os preços do açúcar e do algodão no mercado internacional.

4. (Covest 95) Identifique as proposições verdadeiras e as falsas, no que se refere à abolição da escra¬vatura.

0 0. O desenvolvimento industrial, na lnglaterra, exigia a ampliação de mercados e encon¬trava na escravidão um grande obstáculo.
1 1. O irrompimenlo da Guerra do Paraguai (1865-1870) possibilitou ao Imperador Pedro II protelar o debate sobre a escravidão, ao substituir o Gabinete Liberal de Zacarias por uma Gabinete escravocrata.
2 2. As Leis do Ventre-livre (1871) e dos Sexa¬genários (1885) são consideradas, por um lado, concessões dos escravocratas aos fa¬tores que enfraqueceram a luta abolicionista e adiariam a abolição por mais de dez anos.
3 3. Em Pernambuco, o Movimento Abolicionista teve no monarquista Joaquim Nabuco sua grande liderança.
4 4. A imigração italiana reforçou o sistema es¬cravocrata depois que o tráfico de africanos para o Brasil foi proibido em 1850.

5. (Covest 89) Interesses comerciais e a livre navegação nos rios platinos sempre estiveram presen¬tes nas relações entre o Brasil e seus vizi¬nhos do sul, levando-os a alianças ou hosti¬lidades. A Guerra do Paraguai, que foi a mais sangrenta luta já travada na América do sul, não foge a esses pressupostos. Assinale as afirmativas corretas e incorretas relativas a esse conflito:

0 0. o fim da guerra deu à Argentina a hegemo¬nia na bacia platina.
1 1. o Paraguai foi vítima de um governo megalomaníaco que, mantendo o povo em profun¬da miséria, só se preocupava em ampliar fronteiras.
2 2. o exército brasileiro, fortalecido pela guerra, passou a interferir nas questões políticas da monarquia.
3 3. . a guerra destruiu a maioria das vilas e cida¬des, dizimando grande parte da população paraguaia.
4 4. a vitória do Brasil fortaleceu o governo de Pedro II, que pôde negociar empréstimos em melhores condições com a Inglaterra.

6.(Unicap 88) A transferência da Corte portuguesa para o Brasil, seguida da abertura dos portos, signi¬ficou:

0 0. o fim do antigo sistema colonial e a indepen¬dência do Brasil;
1 1. a ruptura do pacto-colonial, com a instaura¬ção do regime de livre-comércio no Brasil;
2 2. a possibilidade de um maior desenvolvimen¬to do Brasil, beneficiando, igualmente. Por¬tugal;
33. o inicio de um pendo de mudanças que le¬variam à emancipação política do Brasil;
4 4. a liberdade comercial para a classe dominan¬te colonial.

7. (Covest 87) As contradições da sociedade brasileira de¬ram margem a várias contestações, ocorri¬das entre 1914 a 1930. Representam ocor¬rências daquele período.

0 0. Fundação do Partido Comunista Brasileiro que passou a se preocupar com a centrali¬zação do movimento operário.
1 1. Frequentes movimentos grevistas, que tive¬ram a participação dos anarco-sindicalistas.
2 2. Revolta dos “18 do Forte” de Copacabana, 1º movimento tenentista.
3 3. Atuação da “Coluna Prestes” que percorreu grandes extensões do território brasileiro.
4 4. Revoltas tenentistas no Rio Grande do Sul e São Paulo, justificando a vigência do es¬tado de sítio” no Governo de Artur.

8.(Covest 89) Mesmo após a Proclamação da República, o Brasil continuou a ter um rei - O “rei - café”, cujo poder se extendia de forma incontestá¬vel sobre a sociedade brasileira. Indique as alternativas corretas e incorretas sobre o controle exercido por esse “rei “:

0 0. foi fonte de divisas necessárias às importa¬ções do pais;
1 1. houve uma tendência de excessivo cresci¬mento em plantio, por ter ele um mercado assegurado no exterior.
2 2. coibiu o trabalho assalariado no campo, atra¬sando o desenvolvimento de um mercado interno;
3 3. a agricultura cafeeira absorveu tantos inves¬timentos, que retardou o desenvolvimento de outras atividades, como a produção manu¬fatureira e industrial.
4 4. a expansão da agricultura cafeeira rompeu com a grande propriedade e com a intensa exploração da mão-de-obra nela emprega¬da.

9.(Covest 91) O Brasil passou da Monarquia à República, conheceu Revolução de 1930 e a intensifi¬cação do processo de industrialização dos anos 40, chegando ao presente sem que o poder das elites conservadoras tenha sofri¬do solução de continuidade. Identifique como verdadeiros ou falsos os momentos em que estas elites se sentiram ameaçadas, em nos¬sa História.

0 0. Com a Carta Outorgada de 1824, que legali¬zou a Independência e estabeleceu quatro poderes, entre eles o moderador.
1 1. Em algumas fases do período regencial, quando a unidade nacional esteve ameaça¬da e foram frequentes as revoltas que assu¬miram, muitas vezes, caráter popular.
2 2. Com a atuação da Aliança Nacional Liberta¬dora, que - fundada em janeiro de 1935- logo reuniu milhares de adeptos, iniciando rebe¬lião para derrubar Vargas.
3 3. Com a redemocratização e aprovação da Constituição de 1946 que tinha característi¬cas predominantemente liberais.
4 4. Na campanha das “Diretas Já”, quando a grande mobilização popular ameaçava o pro¬cesso de transição “lento, gradual e seguro”.

10..(Covest 93) Os Sertões, obra de Euclides da Cunha, re¬vela não apenas o sertanejo nas descreve. deforma magistral, a Campanha contra Canudos. Sobre este podemos afirmar que:

0 0. Antônio Vicente Mendes Maciel, cearense, conhecido por “Antônio Conselheiro - seu líder maior - prometia a ressurreição do Rei D. Sebastião a uma comunidade pobre e analfabeta, no interior da Bahia, ás margens do vaza-Barris.
1 1. Resistiu - até esgotar-se - a quatro expedi¬ções militares, sendo que a última ora com¬posta de Obrigadas com um total de quase 20.000 homens.
2 2. Foi produto de isolamento do população desesperada, sem terra e sem perspectiva de futuro:
3 3. Ameaçava as cidades vizinhas e a ordem estabelecida pelo modo diferente como os camponeses viviam e como produziam os seus alimentos, aterrorizando-os com os seus fanáticos e suas rezas.
4 4. As soluções para problemas sociais - terça. saúde e escola - teriam sido alternativas melhores que extermínio pela ação das ar¬mas-

Nenhum comentário: