sábado, 20 de março de 2010

SÍNTESE – RESUMO - RESENHA




A síntese


Síntese significa sintetizar argumentações. Considera-se a síntese de uma obra, de um texto ou capítulo é uma análise mais resumida necessitando de um amplo conhecimento do assunto. Este termo, além do significado comum de unificação, organização ou composição, tem os seguintes significados específicos: • Atividade intelectual que recompõe a idéia central da obra analisada. • Unidade dialética dos opostos. Para desenvolver um bom trabalho de síntese é necessário ter um amplo conhecimento do tema e conhecer várias fundamentações teóricas sobre o assunto. A síntese segue o mesmo processo de elaboração do resumo: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

O resumo


O resumo acadêmico tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa, possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo. Pode-se resumir uma obra completa, um texto e/ou capítulo. O resumo de uma obra pode ser feito por meio de um esboço, seguindo o próprio sumário em questão. A melhor receita para fazer um resumo é seguir o critério do desenvolvimento de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Quando o aluno realiza o resumo de uma obra, estará seguindo o plano original do autor ou o próprio projeto levantado pelo autor, com isso o aluno estará desvendando, desde então, o objeto, o problema e os objetivos levantados pelo autor. O aluno ao resumir um texto com as próprias palavras deve manter-se fiel às idéias do autor em questão (SEVERINO, 2002; CARVALHO, 2003; HÜHNE, 2002). É importante lembrar que esse tipo de resumo diferencia-se do resumo técnico-científico. O resumo técnico-científico, segundo Severino (2002), consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado. Esse tipo de resumo, geralmente, é solicitado para publicação ou apresentação em eventos culturais etc. nesse sentido, o resumo deve ser redigido em um só parágrafo, com o máximo de 200 a 250 palavras e deverá conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Este tipo de trabalho se centra na extração das idéias básicas do(s) autor (es) informando qual a natureza do trabalho, indicando o objeto tratado, os objetivos visados, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos adotados e as conclusões/os resultados a que se chegaram.

A resenha


A resenha possibilita compreender a obra do teórico estudado com maior profundidade, tendo assim um papel importante na vida acadêmica. Segundo SEVERINO (2003 p. 131-132):
Resenha ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados ou feitos em revistas especializadas de várias áreas da ciência, das artes ou da filosofia. Uma resenha pode ser puramente informativa quando apenas expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto. (p. 131-132)
O aluno analisa este conteúdo expondo e construindo comentários sobre o texto estudado. Neste panorama, o procedimento de uma resenha torna-se distinta a de um resumo, pois o resenhista pode expor suas idéias coincidentes ou não com as idéias que o autor apresentou. Para o autor “o comentário é normalmente feito como último momento da resenha, após a exposição do conteúdo. Mas, pode ser distribuído difusamente, junto com os momentos anteriores: expões-se e comenta-se simultaneamente as idéias do autor” (SEVERINO, 2002, p. 132). A elaboração de uma resenha crítica requer certa madureza intelectual, o domínio de métodos de investigação ou um amplo conhecimento do tema em questão. Pois não se faz crítica sem fundamentação.

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