terça-feira, 8 de julho de 2008

QUESTÃO DE HISTÓRIA DA SEMANA


“Caminhando e cantando
e seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não”
Geraldo Vandré

O ano de 1968 foi bastante rico para a história da juventude de muitos países. Maio de 68. A Primavera de Praga. No Brasil, a canção ‘Para não dizer que não falei das flo­res” era entoada em marchas, passeatas e atos públicos. Ao final do ano, contudo, o tem­po fechou. O regime político também!

Sobre o período 1968-74 NÃO é correto afir­mar:

a) Durante o Governo Médici, a ordem instituci­onal coexiste com a constitucional, tendo o regime militar reduzido os poderes do Con­gresso e tornado indiretas as eleições para governadores em 1970.
b) E assinado o Ato Institucional n0 5, em 13/ 12/68, como resposta direta à não-autoriza­ção, pelo Congresso, para que o Deputado Márcio Moreira Alves fosse processado.
e) Há um crescimento econômico acelerado promovido por um sistema de câmbio flexí­vel e por crescente endividamento externo.
d) Ao final do período 1968-74, tem início o pro­cesso de abertura política, que é consolida­do pelo Governo Geisel com a política de dis­tensão.
e) O modelo econômico adotado permitiu uma excessiva concetração da riqueza e da ren­da e uma crescente perda do poder de com­pra dos salários.

Nenhum comentário: