quarta-feira, 25 de junho de 2008

QUESTÃO DE HISTÓRIA DA SEMANA


1. (MAPL) “Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfídia, são patentes os reiterados perjúrios do imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituosos em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes. (...) Brasileiros! Pequenas considerações só devem estorvar pequenas almas; o momento é este, salvemos a honra da pátria e a liberdade, soltando o grito festivo – Viva a Confederação do Equador! Manuel de Carvalho Pais de Andrade, presidente.” A dissolução da Assembléia Constituinte em 1824, por ordem de D. Pedro I, teve ampla repercussão em Pernambuco, tradicional região liberalista brasileira. Sobre a Constituição de 1824, responda:
a) O Poder Executivo era de uso exclusivo do imperador e foi exercido pelo imperador ao longo de toda a existência.
b) O voto era universal e secreto, desde que o eleitor fosse maior idade.
c) O espírito liberal dos seus artigos ,permitiu às camadas populares, o direito de elegerem os seus representantes.
d) A completa eliminação de fatores econômicos na organização do eleitorado brasileiro foi uma marca da primeira constituição brasileira.
e) O poder moderador pairava sobre todos os outros, exercido pelo imperador, competindo-lhe, entre outras atribuições, dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.