quarta-feira, 18 de junho de 2008

QUESTÃO DE HISTÓRIA DA SEMANA



1. (MAPL) Observe o texto do grande professor, poeta e cordelista Adelmo Vasconcelos.
“Che Guevara alcançou
O status de herói
Virou ícone da esquerda
É uma dor que não dói
Sua saga é uma passado
Que o tempo não corrói”

“Temos que endurecer
Mas sem perder a ternura
Na vida, no dia-a-dia
Na mais ardente aventura
Ter a alma preservada
Quando for pra sepultura”

O texto fala de um dos mais importantes agentes históricos do século XX. Sobre a revolução cubana que o argentino Ernesto Guevara de La Serna participou, responda:

a) Fulgêncio Batista e Che foram aliados com uma tendência nacionalista. Trataram de consolidar seu regime mediante manobras que lhe deram aparência de legalidade. Ainda assim, o regime ganhou cada vez mais opositores e manifestaram-se diversos movimentos revolucionários, mesmo dentro das forças armadas.
b) O jovem advogado Fidel Castro, que tentara sem êxito tomar o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba (1953), logrou estabelecer um núcleo guerrilheiro em Sierra Maestra (1956) e células ativistas nas cidades que, junto com outros movimentos, provocaram a queda do regime de Batista em 31 de dezembro de 1958.
c) A administração republicana começou com o governo de Tomás Estrada Palma, primeiro presidente de Cuba independente, notável por sua honradez e seu interesse pela educação pública e aliado incondicional de Che e de Fidel.
d) A privatização dos investimentos e das propriedades do Estado, elevaram-se a centenas de milhões de dólares, provocou uma série de medidas por parte do governo americano, como o apoio à tentativa de invasão de abril de 1961 na baía dos Porcos, o bloqueio comercial e o fomento de diversas conspirações para derrotar os revolucionários.
e) As pressões do governo russo contra o regime de Fidel Castro em todos os foros internacionais conseguiram, em janeiro de 1962, que o país fosse expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA), sob a alegação de incompatibilidade entre sua orientação socialista e os objetivos da entidade.

Nenhum comentário: